Aniversariante

Aniversariante

“Festa pra gente é colocar comida na mesa de quem precisa”. É com essa ideia na mente – e no coração – que o Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc que arrecada alimentos onde sobra e leva pra onde falta, comemora 20 anos no Ceará. Vamos, juntos, celebrar as doações realizadas ao longo de duas décadas e motivar que mais pessoas também participem dessa grande corrente de solidariedade e celebração, uma vez que os parabéns são também para quem doa.

O Mesa Brasil surgiu no Sesc São Paulo, em 1994, de uma experiência que deu certo, foi crescendo pelo País e chegou ao Ceará em 2001. Atualmente, os bancos de alimentos ficam sediados em Fortaleza, que atendem à Capital e à Região Metropolitana; na cidade Sobral, com abrangência para a Região Norte; em Iguatu, que atende o Centro-Sul do Estado; e Cariri, com sede em Juazeiro do Norte.

O trabalho realizado pelo Mesa Brasil no combate à fome e ao desperdício só mostra que fazer o bem é uma ação verdadeiramente coletiva. E a nossa missão, hoje, é a mesma de 20 anos atrás, levar sorriso, nutrição e saúde para as pessoas em estado de vulnerabilidade social, que ainda são as mais afetadas pela pandemia. “Mais do que nunca, nosso objetivo é inspirar a solidariedade nos mais diferentes setores da sociedade, mostrando que todos podem fazer parte dessa celebração”, destaca Luiz Gastão Bittencourt, presidente do Sistema Fecomércio-CE.

Caminho da doação

O Mesa Brasil, primeiramente, recolhe as doações das empresas parceiras. Após todo um rigoroso processo de seleção, os alimentos são acondicionados e, posteriormente, distribuídos para as instituições cadastradas. E os nossos doadores são os mais diversos. Da pessoa física, que faz sua contribuição por meio do Pix, ao microempreendedor, passando também pelas grandes empresas, redes de supermercado, atacados, frigoríficos, panificadoras e granjas, por exemplo, todos podem fazer parte desta grande corrente!

Além disso, o Mesa Brasil também desenvolve atividades educativas, como cursos, oficinas e palestras para a difusão de conhecimento, troca de informações e experiências junto às entidades beneficiadas. E o nosso desafio é sensibilizar e mobilizar cada vez mais pessoas nessa causa. Vem com a gente!